domingo, 19 de abril de 2015

pão caseiro x pão artesanal - parte I

Nesse blog o assunto é pão e nada além disso.
O interesse maior esta na classe dos chamados pães artesanais e aí começa o imbroglio.
Ele é formado pelos pães industrializados, os caseiro e os artesanais.
Vamos tentar colocar cada um em seu lugar, com as suas características, finalidades, sem disputa envolvida.
Comecemos pelo que menos nos interessa que é o pão industrializado. Tem como característica principal o grande volume de produção. Isso é atingido pelo uso intensivo de máquinas processando as matérias primas básicas (farinha, fermento, sal e água) em conjunto com aditivos vários que resultam em maior velocidade de produção e peças com o maior volume na menor gramatura (pão aerado). São 23 as categorias funcionais de aditivos alimentícios sendo os mais usados, os emulsificantes, melhoradores de farinha e conservantes. ou seja, você compra um pão e ganha, embutida, inteiramente grátis, uma petroquímica. Existe uma justificativa suportada pela população mundial. Somos 7 bilhões de habitantes que necessitam serem alimentados diariamente. só tem um meio que é a industrialização do processo.
Vamos entrar no assunto que diz respeito a fabricação caseira e a artesanal.
Pão caseiro é o pão feito em casa? E o artesanal em algum artesanato? e o artesão que faz o pão em sua casa? É hora de colocar os pingos nos is.
Ambos são feitos com farinha de trigo, fermento, sal e água, trabalhados manualmente e usando matérias primas da melhor qualidade sem utilizarem nenhum tipo de aditivo.
Mas então aonde esta a diferença? Sera que estamos falando de um mesmo tipo de pão com nomes diferentes mas com o mesmo significado?

Quem é o pão caseiro e quem o artesanal?
Como em uma novela a continuação desse assunto vira na parte II. Não percam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário